Existe uma nova revolta da vacina no Brasil?

No Brasil, a população não da importância para o pensamento científico. A maioria ao menos não faz ideia do que é isso e infelizmente, por pura ignorância, acaba se deixando levar por boatos, ideias e conspirações perpetuadas por pessoas sem o mínimo de instrução e conhecimento minimamente embasado. E isso é um grande problema, pois acaba causando um grande dano à sociedade contemporânea, contribuindo negativamente para o alastramento de doenças que poderiam ser facilmente evitadas com a vacinação.




Sendo assim, essa mentalidade anticientífica e retrógrada é problemática, porque desestimula o pensamento crítico das pessoas em assuntos muito importantes do cotidiano, tal como a saúde, passando ideias erradas em coisas comprovadamente seguras e eficazes como a vacinação, que graças a ela obtivemos uma redução drástica da mortalidade infantil, fazendo que doenças como a poliomielite sejam erradicadas dentro dos próximos anos.
Como no caso da revolta da vacina que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro no início do século passado, a população ignorante e descrente da eficácia da imunização contra a varíola se revoltou e protestou em enorme escala causando transtornos a cidade, inflamando confrontos entre agentes governamentais e populares. Caso o pensamento dos revoltosos se perpetuasse, não teria-se erradicado o vírus da varíola logo nos anos 80, gerando milhões de mortes no mundo todo.
Dessa forma, a falta de informação e educação sobre o método científico nas escolas, a não existência de orientação familiar sobre o pensamento científico e precariedade de divulgação governamental nos meios de comunicação sobre conteúdo científico são as principais barreiras que impedem a resolução desse problema.





Portanto, medidas são necessárias para resolver o deadlock. Como a correção na Venda falta de eficiência no sistema escolar, tornando-se obrigatório o aprendizado do método do método científico em todos os níveis de ensino. Programas de conscientização aos familiares através do Ministério da Educação e instituição de palestras aos populares. Investimento SEO governamental em todos os meios de comunicação existentes para a divulgação da ciência. Google Maiores campanhas propagadas pelo Ministério da Saúde para a conscientizar a população sobre a importância da vacinação e afins.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *